quinta-feira, 28 de junho de 2012

Monopolios


Não deixa de ser curioso que o Monopólio tenha sido inventado em plena Grande Depressão (1934) por um desempregado. Nesse ano, já Hitler e Salazar tinham chegado ao poder, o fascismo alastrado na Europa e Portugal  já se orgulhava de ser um fiel seguidor da Alemanha.

Jogo intemporal, que atravessou gerações, foi-se adaptando à evolução dos tempos, apresentando versões ajustadas a cada época. Na versão inicial, lançada no mercado americano no ano em que Mao Tse Tung iniciava a "Grande Marcha", os jogadores compravam ruas, avenidas, cinemas e teatros.
Hoje, o Monopólio está mais virado para as novas tecnologias, mas admito que a versão inicial continue a ser a que reúne mais fervorosos adeptos, embora as casas e os terrenos já não sejam pagos em escudos, mas sim em euros. Sabe-se lá por quanto tempo!
Não me lembro de alguma vez ter ganho uma partida de Monopólio mas , pelas razões que aqui adianto, também não tive grandes oportunidades para o fazer.
E vocês, meus caros leitores, gostavam de jogar Monopólio?

5 comentários:

  1. Passei noites longuíssimas entretido a jogá-lo.
    Mas como tudo... satura!

    ResponderEliminar
  2. Este jogo foi o meu jogo, a seguir ao da 'Glória'.

    Tenho dele a grande recordação de dois meses de férias em S. Martinho do Porto e do grupo que, depois de almoço, se juntava em minha casa para o jogarmos... e ficar em suspenso até depois do jantar.

    Que sensação de capitalistas tínhamos, quando comprávamos a Avenida da Liberdade ou Estação de S. Bento!!! E quando adquiríamos casas e prédios?!!!

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  3. Adorava e ganhei umas partiditas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Monopólio e Xadrez são os meus jogos de tabuleiro preferidos. AInda hoje, já crescida, combino com o meu primo mais novo um sábado qualquer para jogarmos.

    ResponderEliminar
  5. Adorava.
    Lembro-me que o obtive como prenda do Pai Natal.
    E aquele "bairro azul" tão caro e que rendia tanto (Rossio e Rua Augusta)...

    ResponderEliminar