terça-feira, 14 de agosto de 2012

Praças da minha vida


Muitos leitores do CR,  que também visitam este cantinho, estão habituados a que eu lance um ou dois desafios e passatempos durante o ano,  alguns dos quais coincidindo com o Verão.
Este ano, razões várias ( entre as quais ter gozado férias no Verão, o que não é habitual) não me permitiram lançar nenhum desafio, nem passatempo. A imaginação também não anda grande coisa e, depois de ter feito  desafios sobre postais, cafés, cidades, praias, filmes e sei lá que mais, pensava ter esgotado a capacidade de mobilização dos leitores.
No entanto, como vários leitores me perguntaram porque não cumpria este ano a tradição decidi, em recurso de última hora, optar por um desafio que tenha a ver com ar livre, embora não tenha a ver especificamente com o Verão.
A partir de amanhã, e até 31 de Agosto, vou exibir aqui imagens de praças. Umas, escolhi-as por estarem ligadas à minha vida. Outras, porque considero simplesmente das mais belas praças do mundo. Todas estarão identificadas com uma legenda, ou um pequeno texto.
O que vos proponho é que, até ao dia 2 de Setembro, me enviem uma fotografia de uma praça que vos diga alguma coisa especial. Porque lá vivem, trabalham, ou simplesmente porque gostam. O importante é que digam a razão da vossa escolha em uma ou duas frases.
A partir do dia 3 de Setembro publicarei aqui as imagens que me enviarem para o e-mail que aqui divulgarei amanhã, identificando o/a autor/a, mas omitindo o nome da praça, para que sejam os leitores a identificá-la. 
A solução  deverá ser divulgada, no blog dos participantes, no dia seguinte à publicação da imagem no Crónicas on the rocks. 
A imagem que escolhi para apresentar este desafio/passatempo reúne as duas condições. Considero-a uma das mais belas praças do mundo e trabalhei lá durante algum tempo. É de um quadro que tenho em minha casa e tenho quase a certeza que todos a vão identificar mas, desde já, fica aqui a proposta para se pronunciarem.
Agora, fico à espera das vossas colaborações. A Ematejoca, que tanto me instigou,  fica com a responsabilidade de abrir as hostilidades.
Este é o e-mail para onde devem enviar as imagens: pracasdeverao@yahoo.com

25 comentários:

  1. Não conheço muitas praças. Praças não é o nosso forte aqui mas enviarei uma que todos já viram ou pessoalmente ou em foto porque realmente deve ser das mais belas do mundo... :) ... opinião de alguém pouco viajada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá fico à espera, muito grato pela sua participação, Catarina

      Eliminar
  2. Não tem de ser uma foto nossa, pois não? Posso roubar uma mais gira da net, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser da Net mas, se for sua, ainda seria melhor :-)

      Eliminar
  3. Tenho uma praça que mora no meu coração, pois é da minha cidade. Vou enviar-te.
    Um grande bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá espero, Gisa, cheio de curiosidade. Quem sabe eu não a conheço?

      Eliminar
  4. Bom, pode contar desde já comigo...se eu conseguir enviar a foto, claro!

    Até amanhã, amigo meu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que consegue, São... E a minha amiga tem fotos tão lindas lá no seu blog!

      Eliminar
  5. Praça do Comércio?

    Bem, quero enviar-te umapraça amada. Ainda não vi o mail, onde está?
    Vou procurar melhor e depois, se encontrar,envio-te uma fotografia.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertou, Pérola! Parabéns!
      O mail será publicado com a foto de amanhã. Fico à espera.
      Beijinho

      Eliminar
  6. A sua imaginação, Carlos, é fabulosa e, estou muitíssimo contente em participar num desafio tão interessante como este.

    A Praça de Velásquez — actualmente a Praça de Francisco Sá Carneiro — é a Praça da minha vida, porque morei, bastante perto, durante muitos anos.

    Claro que praça que vou escolher é uma outra.

    Não reconheci a sua Praça, Carlos, pois tanto pode ser em Espanha como na América do Sul, por exemplo, na Argentina.

    Como quero ser eu a tirar a fotografia, só lha posso mandar para a semana, porque até ao dia 20 de Agosto ando muito ocupada com a festa de aniversário do meu casamento.

    Espero que nenhum matulão brasileiro ponha a meu "Kraut" K.O., apesar que o meu "Kraut" não caí tão depressa, e me estrague a festa como o rambo brasileiro estragou a festa da súbida para a primeira divisão do FORTUNA DÜSSELDORF!!!

    Saudação de uma fã do FORTUNA, que está muito grata por este desafio de Verão.






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia deixar de corresponder ao seu desafio, cara amiga. Foi o que se pôde arranjar...
      Não me diga que ainda nos cruzámos na esplanada do Velasquez! Foi essa aminha ecolha para amanhã, precisamente porque vivi lá perto, foi lá que me conheci e por lá cresci.
      Não dou parabéns antecipados pelo seu casamento, mas agradeço-lhe as suas simpáticas palavras.
      Quanto à Praça, a Pérola já descobriu. Veja lá que até era fácil, não?
      Então, cá fico à espera da sua praça. ok?

      Eliminar
  7. Amanhã então vou ver se consigo tirar uma fotografia decente e mando. Mas para onde?

    ResponderEliminar
  8. Fiquei na dúvida, Carlos: por praça entende mercado onde se vendem frutas, legumes, peixe, etc. e tal, ou, por exemplo, o Terreiro do Paço, que toponimicamente se chama Praça do Comércio? A sua foto está tão pequenina, que nem dá para distinguir bem o que é, muito menos onde... ;)

    Imagino que a foto deva ser nossa, o que farei assim que souber o que fotografar! :)))

    Gostei deste desafio/passatempo! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que faz essa pergunta, Teté. Sabe que ao pensar no desafio eu hesitei entre Praças e Mercados (feiras).
      Optei pelas Praças ( a que está na imagem é o nosso Terreiro do Paço)e deixarei as feiras para uma próxima oportunidade.

      Eliminar
  9. Gosto de tudo que sejam desafios e este parece-me bastante interessante.
    Vou arriscar dizer que a "tua" Praça deste post me parece a Praça do Comércio, mas tirada aí pelo início do século XIX ou XVIII, sei lá!
    Logo que publiques o e-mail, enviarei uma foto de uma Praça que me diz muito e explicarei o porquê, da forma breve que pedes.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertáste, Janita, é mesmo!
      Publicarei o mail amanhã e depois ficará afixado na coluna direita do blog
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Desafio aceite!
    Já tenho algumas em mente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E algumas, certamente, bem desconhecidas da maioria dos leitores do CR,Pedro.
      Cá espero a sua colaboração.

      Eliminar
  11. O desafio foi aceite e já foi publicado.

    Isto para não falar no vídeo bem sanguinário que abordaste no teu espaço principal.

    Foge!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Voltei para dizer que não sei se cumpri com as regras mas se houver falhas é só reclamar. A pressa para apanhar sol é enorme.

    Fui!!!!

    ResponderEliminar
  13. Boa ideia! Vou participar, claro! Só que a praça da minha vida é tão conhecida que toda a gente a identifica quase em olhar.

    Vou à cata das fotos. Beijo.

    ResponderEliminar
  14. Olá Carlos
    Só agora descobri o desafio, tenho vindo pouco à net, e o meu pc anda a pregar-me partidas, desmaiando inopinadamente com a desculpa de que está muito quente!
    A praça da sua foto é o Terreiro do Paço, claro, que quase podia ser a praça da minha vida! Mas vou escolher outra, claro, e participar!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. Só hoje dei conta deste seu desafio. Como tenho o meu pc avariado digo só o nome da praça, pode ser?
    Perco a cabeça com a minha escolhida , quando de manhã muito cedo ainda não existe movimento mas o Sol já bate nas fachadas douradas e ficamos envolvidos apenas por Beleza:-Piazza Navona :)

    ResponderEliminar