quarta-feira, 10 de outubro de 2012

E a resposta é....


A Teté foi a primeira a identificar o local, embora à terceira tentativa.  Não sei se terá acertado na resposta na sua totalidade, mas percebi que identificara o monumento.
Depois, quando publiquei a foto, a São e a Mona Lisa acertaram em 50% cada uma. A resposta correcta seria Zimbório do Panteão Nacional.  ( também conhecido por Igreja de Santa Engrácia, mas isso é uma longa história)
E porque é que só assim a resposta está certa? - perguntarão os leitores
A resposta é simples: só no último fds de setembro é possível subir ao Zimbório  ( bem lá no cimo...) e desfrutar de uma vista maravilhosa.
Aliás, a visita proporcionou-me outro episódio muito interessante que contarei aqui num dos próximos dias.
Obrigado a todos pela participação!
Aditamento à acta: Afinal a acta dos resultados estava errada, pelo que aqui fica a respectiva correcção:
Os acertantes foram: o Rui da Bica ( acertou em cheio mas eu não consegui decifrar a mensagem -aliás fantástica, como poderão ler na caixa de comentários-  pelo que me penitencio) e a São, cujo recurso foi aceite pelo júri. A Mona Lisa  acertou em 50%, como anteriormente referido, a Teté foi desclassificada, a seu pedido, porque afinal não acertou e quanto à Janita, fica também com um acerto de 50%
Uff! Quem me manda a mim meter-me naquilo que não sei? Vou treinar  para o blog do Rui e, quando me sentir em condições de fazer estes desafios, voltarei a tentar. Até lá, os desafios serão à moda antiga :-)))))

18 comentários:

  1. eheh
    Como tinha pedido "comentários à Rui da Bica", eu fi-lo como habitualmente ! eheh
    Nunca diria : "Foi do zimbório do Panteão Nacional" !
    Sabia a resposta, mas procurei-a esconder o melhor possível, tanto que, certamente nem o Carlos se apercebeu ! eheheh
    Como pode ver no meu comentário anterior, dizia eu (várias dicas):

    “a ver mortos (o sítio deles) – Panteão Nacional
    “numa igreja” – Igreja de Santa Engrácia
    “”Valha-me o santo Pantaleão” – Panteão
    “santa muito engraçada” – Santa Engrácia
    “campo lavadores de Avintes – Palácio Lavradio ou Palácio Conde de Avintes
    “onde há uma santa cheia de luz” – Campo de Santa Clara

    Como tinha publicado a foto do zimbório, não me referi a ele, porque seria implícito.
    O "resto" era para disfarçar e dar a ideia que não sabia e ainda ia pesquisar ! eheh
    Verdade é que ontem não estive em casa toda a tarde e só muito tarde vi o "desafio" ! :)))

    Só não sabia que só está aberto na última semana de Setembro ! :)))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe lá, Rui, mas realmente não percebi mesmo a sua belíssima charada! Ou porque já estava mesmo muito cansado, ou porque a sua primeira frase me levou a pensar que tinha ido a um velório :-))) Pronto, às vezes também tenho direito a uns momentos de burrice pura, né? ( Bem feito, para não me por a criticar o governo:-)))
      Recurso aceite, obviamente!
      Abraço

      Eliminar
  2. ...e eu, no meu último comentário quando falei nas duas Santas, referia-me ao Campo de Santa Clara e à Igreja de Santa Engrácia, Carlos!!

    ResponderEliminar
  3. Assim não vale, rrrsss

    É que eu na segunda tentativa só não disse que era o Zimbório do Panteão, porque o Carlos tinha pedido que se não fosse claro.

    Bom dia...e cá foc esperando mais desafios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recurso aceite, São. Tem toda a razão.
      Um bom dia também para si e cá a espero

      Eliminar
  4. E eu que gosto tanto destes desafios!
    Perdi-me no caminho antes de chegar a esta "variante" do Rochedo! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Rosa... na próxima tem de ser mais lesta...
      Abracinho

      Eliminar
  5. Afinal não acertei! Só identifiquei o local, devido às tendinhas da Feira da Ladra, mas pensava tratar-se do Palácio Sinel de Cordes, que estava no roteiro da Lisbon Open House do passado fim de semana, e do qual se avista o Panteão Nacional (que reconheci, obviamente), pois fica muito próximo do local fotografado. Mas pronto, pode-se dizer que estive lá perto... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perto esteve, Teté. E tanto, que eu pensei que se estava a referir ao Panteão Nacional :-)
      No entanto, à luz do regulamento (????)venho dolorosamente comunicar-lhe que fui obrigado a desclassificá-la :-)))

      Eliminar
  6. Agradeço o deferimento -justo - do recurso, rrrss

    Fique bem

    ResponderEliminar
  7. eheheheh
    Não se tratava propriamente de uma "reclamação" ! :)))
    Como habitualmente, procuro, nos enigmas ou desafios do género, criar como que outro enigma nas respostas, de maneira a que o autor (que conhece a solução) perceba que se chegou lá e para que os "outros" fiquem baralhados, sem perceber do que se trata, a tentar descobrir ao que, ou onde se quer chegar ! eheheh
    É como que se fosse um duplo, enigma !
    Tenho muita pena quando alguém dá de imediato a resposta com todas as letras ! :(( Compreendo a "boa intenção", agradeço a colaboração, mas o enigma fica estragado de imediato, por desvendado e portanto acabado em pouco tempo ! :)))
    Os comentadores mais antigos do meu blog já são "experts" nesta prática, eu entendo, que ou se acertaram ou não e recomendo sempre para todos lerem com atenção todos os comentários porque há sempre uma "dica" encoberta aqui ou ali, para aproveitar ! :))
    Neste caso cabe-me parte da culpa, por não ter sido suficientemente subtil para que o Carlos compreendesse as dicas! eheheh

    Grande abraço !
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Rui, estava só a brincar:-)))
      Uma coisa aprendi e agradeço-lhe desde já. Este tipo de desafios exige bastante tempo e disponibilidade, que na realidade não tenho. Se tivesse lido mais pausadamente as dicas, não me tinha "espetado" :-)))
      Grande abraço

      Eliminar
  8. :)))))

    Só agora é que dei fé do aditamento à acta dos resultados do desafio, Carlos! eheheh
    Realmente, das duas uma: ou queres a resposta às claras ou se queres a coisa dita nas entrelinhas também tens que te entretelinhar nelas, Carlos!! :))))

    Tá bem, 50% já deu para o trabalho. Agradecida! Eheheheh

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Janita. Como já disse ao Rui, estes desafios exigem disponibilidade de tempo que eu não tenho, por isso, o melhor é ficar quietinho e deixar isso para quem sabe :-)))
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Ah...este eu conheço, do ladinho da praça que tanto gosto, com aquele quiosque que serve um chá gelado divino!!!
    Do quiosque é possível vê-lo perfeitamente.

    ResponderEliminar