quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Quando não havia ASAE

Quando não havia ASAE, havia bilhas de leite na rua, leiteiros protagonistas de muitas anedotas ( espero que o Pedro Coimbra tenha uma para nos contar...) e muita falta de higiene.
Não havia educação alimentar e ninguém se preocupava que fossemos bacteriologicamente puros.
Hoje acabaram-se os leiteiros, o leite compra-se nos supermercados em pacotinhos UHT superhigienizados e vivemos mais tempo. Talvez apenas para recordarmos coisas, profissões e hábitos que deixaram de existir.

6 comentários:

  1. Muito antes da ASAE existir o leite passou a ser comprado em garrafas de vidro, em leitarias ou através dos leiteiros que deixavam as ditas garrafas à porta...

    Certo é que nos tempos das bilhas havia aquele mito urbano (ou não?) que para fazer render o leite os referidos leiteiros despejavam para lá outros líquidos, longe de higiénicos... :)

    ResponderEliminar
  2. ...a esperança de ida vai diminuir, porque os mais idosos, reformados, deficientes...etc...são "alvos" a abater . Daí as alterações profundas no SNS que prejudicam os mais frágeis!!!
    Será a "purificação da raça"???

    Vamos ter saudades do tempo de outrora!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Eu cheguei a ir comprá-lo ao lavrador e, lá mesmo, aproveitava para beber directamente da teta da vaca !
    Era tirado à nossa frente ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  4. No fundo, um país que "deixa" de existir...

    ResponderEliminar
  5. E eu lá desiludia, Carlos?
    Cá vai:

    A senhora já experimentou tratar o leiteiro com várias amabilidades;está desesperada por ele não reparar nela!

    É sempre a mesma coisa:

    Bom dia, senhor Manuel; e ele: Bom dia, minha senhora!

    É o meio litrinho do costume, não é verdade?..até amanhã!

    O raio do homem, envergonhado não repara em mim!

    Vou apresentar-me de blusa decotada e saia curta..."Bom dia senhor Manuel".

    Bom dia, minha senhora! É o meio litrinho do costume, não é verdade? Até amanhã!

    Ela faz nova tentativa, só com a combinação vestida!...O resultado é o mesmo!

    Bom dia...É o meio litrinho do costume....Até amanhã!

    Nesse dia apresentou-se nua.....Bom dia senhor Manuel!

    É o meio litrinho do costume, não é verdade?...Bom dia, minha senhora e até amanhã!

    Sabe, senhor Manuel?...Eu gosto muito de homens!

    Responde-lhe o leiteiro!

    Também eu, minha senhora.....Também eu!........ :)))


    ResponderEliminar
  6. Então vou deixar também uma "estorinha" da minha vida, não sou do tempo em que não havia ASAE mas em criança ainda me lembro da minha mãe comprar leite directamente ao produtor, que fervia cuidadosamente bem fervido antes de ser consumido, a minha mãe optava por nos dar desse leite porque achava que o do supermercado não prestava e que era só água, da minha parte ainda hoje tenho pesadelos a relembrar essa altura, aquele leite era extremamente gordo e formava uma nata super grossa em cima que me repugnava, ainda me lembro de andar de um lado para o outro de caneca na mão com a minha mãe a dizer "bebe o leite Catarina Sofia!" (e já se sabe quando as mães usam o segundo nome... Já se sabe...)!
    E pronto é isto :)

    ResponderEliminar