segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

E a resposta é...

No domingo, dia 2 de Fevereiro,  foi  dia de Nossa Senhora  das Candeias. Diz a sabedoria popular que "Se a Candelária rir, está o Inverno para vir; se a Candelária chorar, está o Inverno a acabar".
Ora no domingo esteve um dia radioso de sol, pelo que o Inverno ainda está para vir. Pior ainda... aquele sol intenso faz adivinhar um Inverno muito rigoroso ainda para vir. Opinião corroborada, aliás, pelo Borda d'Água. E pelas Têmporas.
Percebem agora por que razão eu ontem afirmei que preferia que tivesse chovido no domingo?

14 comentários:

  1. Oh... não diga uma coisa dessas... é que até já me apetece tempo de verão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também, Luísa, mas ainda vamos amargar muito até lá e, segundo consta, este ano o Verão vai ser muito curto.
      Será que S. Pedro está zangado connosco por também ser obrigado a pagar impostos?

      Eliminar
  2. Esse ontem é um bocado relativo! :)

    E eu que me esqueci de verificar o tempo dos dias de dezembro até ao natal, para ver como seria o ano?!? :)))

    Superstições populares, nem sempre a bater certo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz as Têmporas e só lhe digo uma coisa, Teté... espero que estejam erradas!

      Eliminar
  3. Carlos,
    com todo o respeito e consideração que me mereces, juro que às vezes não te percebo!
    Não serás tu que andas de candeias às avessas??
    Para já, ontem foi domingo dia 3 e quanto à Candelária, ela pode muito bem chorar com o sol a brilhar...
    Isso já nem é da sabedoria popular, são superstições antiquadas e ultrapassadas.
    Com as alterações climáticas, a tradição já não é o que era...
    As têmporas são as tuas ou é o nome de alguma revista? eheheh

    Leitora de Crónicas, sofre!!

    Beijinhos e vai aproveitando o sol, enquanto há.:-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente foi dia 3, peço desculaa pelo terrível engano!
      Por outro lado confio na sabedoria popular e quanto às Têmporas pensei que já soubesses o seu significado.
      Se sofres tano em vir cá, tens bom remédio...

      Eliminar
    2. O que se passa contigo, Carlos?
      Perdeste o sentido de humor? Disse algo que te ofendesse? Porquê essa animosidade toda?
      Estou estupefacta, tanto mais que sei que tu sabes o significado daquilo que eu disse em relação ao sofrer e que isso não passa de uma piada.

      E não, Carlos, não sei o que significam Têmporas, mas vou saber!
      Espero que caias em ti e te apercebas da forma rude e injusta como me trataste.

      Eliminar
    3. Sabes bem o drama que estou a viver nestes dias, Janita, portanto pensei que soubesses que o meu sentido de humor anda muito por baixo. Sorry!

      Eliminar
  4. Baralhaste-te!!!

    A Senhora das Candeias foi fifty fifty (ainda temos que penar um pouco).
    Estou uma "BRUXA"quase diplomada!...

    Domingo foram 3...dia de São Brás!
    Continuando com a "sabedoria popular" de que gosto, no Funchal dizem que o dia de S. Brás deve ser de Sol para o Inverno acabar.

    Beijinhos.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é que baralhei mesmo? Isto de passar sucessivas noites em claro avaria a caixa dos pirolitos :-)
      Por cá o dia 2 amanheceu cinzento, mas esteve muito bom de tarde. Bem, pode ser que afinal o Inverno não se prolongue tanto como estava a temer.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Candelária é uma espécie do Murmeltier (marmota) na cidade americana Punxsutawney.

    ResponderEliminar
  6. Esses ditos populares já não valem o que valiam pois foram feitos antes do aquecimento global...isto está tudo muito diferente! Ainda tenho esperança que o inverno já tenha passado! :)

    ResponderEliminar
  7. Está explicado, e aparentemente pelas trocas de comentários até foi bom então chover no Domingo :) Pois que o S. Brás traga dias de sol :)

    ResponderEliminar