terça-feira, 16 de abril de 2013

RM 1: De Paris à jukebox




Quando o século XX começou, a Europa dominava o Mundo e vivia-se um período de prosperidade. Em 1900, a Exposição Mundial de Paris e o primeiro voo num aparelho rígido realizado na Alemanha- o Zeppelin - eram demonstrativos desse poderio, podendo os eventos ser registados com a nova máquina fotográfica Kodak, que começou a ser vendida nos EUA ao preço de um dólar.
Nesse mesmo ano chega aos Estados Unidos o hamburguer, anunciado como um prato exótico da cozinha americana e pode ser saboreado no restaurante New Haven. Cinco anos mais tarde, pela mão de um italiano, chega à América outro produto que anos mais tarde irá invadir a Europa em cadeias de fast-food: a Pizza. Antes, porém , os Estados Unidos ainda haveriam de anunciar ao mundo que na Carolina do Norte os irmãos Wright faziam o primeiro voo controlado e realizar uma Exposição Mundial em St. Louis (1904) cuja vedeta gastronómica foi o gelado de cone. 
Alterações profundas se verificam na vida doméstica durante a primeira década. Assim, nos três primeiros anos do século, os Estados Unidos apresentam ao mundo o ar condicionado (1900), a lâmina de barbear Gilette, o aspirador eléctrico(1901) e a seda artificial (o rayon). A Europa contrapõe com a célula foto eléctrica (1902) e com a garrafa-termos (1904), duas invenções alemãs. E é também na Alemanha que, em 1905, começa a ser comercializado um medicamento que iria fazer furor: a Aspirina.
De Inglaterra (1901) aparece um jogo de construções para entreter as crianças de todo o mundo durante décadas: o Meccano. Ainda nesse ano. também em Inglaterra, começa a fabricar-se a plasticina e no ano seguinte Teddy, o urso de peluche, com braços e pernas articulados, faz as delícias das meninas.
No ano do domingo sangrento de S. Petersburgo e da apresentação por Einstein da Teoria da Relatividade (1905), os "blues" fazem a sua aparição com grande sucesso nas cidades americanas. Precisamente no ano em que é lançada,nos E.U.A., a "juke-box". Era o começo das discotecas.

4 comentários:

  1. Gosto imenso de comida italiana e adoro "blues".

    Obrigada por esta lição de História, Carlos

    ResponderEliminar
  2. Como sou um seguidor recente, isto a mim sabe-me a novo.
    E para apresentação está excelente...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, "STOR"!

    Aprendi e revi matéria esquecida!

    Adoro "blues"...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Há uma série de coisas que não fazia ideia serem tão antigas :) Relativamente ao colocar um pedaço de carne entre duas fatias de pão - chamado hamburger - continuo na minha isso é uma invenção mais do que portuguesa, mas pronto :D

    ResponderEliminar