terça-feira, 23 de abril de 2013

RM (5): Lawrence da Arábia e a Revolução Russa



Em tempo de guerra, ainda houve tempo para inaugurar o canal do Panamá, surgir a primeira linha telefónica transcontinental e para ser apresentado, em Inglaterra, o primeiro aparelho de televisão.
Da América, onde inspirada pelo filme o "Nascimento de Uma Nação" ( de David Griffith), renasce em 1915 a Ku Klux Klan, vêm dois inventos que ficarão para a História: o fecho éclair (1915) e a curvilínea garrafa de Coca Cola (1916). O êxito do FORD T implica também o aparecimento dos semáforos e as fadas do lar conhecem os primeiros detergentes e o chá em saquetas.
Durante a Guerra, em 1916, são assassinados Mata –Hari e Rasputine, a monarquia russa colapsa e dá- se a Revolução Russa ( 1917) da qual emerge um nome: Vladimir Ilych (Lenine). A implantação do primeiro Estado Marxista irá modificar o curso da História.
Em 1918 é fundada a Jugoslávia e enquanto TE Lawrence ( o Lawrence da Arábia que o cinema viria a popularizar décadas mais tarde na figura de Peter O’Toole) entra triunfalmente em Damasco, o carismático Sidónio Pais – que ficará conhecido na História de Portugal como o Presidente – Rei- é alvo de um atentado na estação do Rossio. Ainda nesse ano morre Amadeo Sousa Cardoso, o pintor amarantino cujo legado só quase um século mais tarde seria devidamente apreciado pelos portugueses, que fazem filas pela noite dentro à porta da Gulbenkian, para ver a sua obra.

4 comentários:

  1. A KKK é um asco!!

    A garrafa de coca-cola agrada-me imenso ....e ainda me lembro de só beber em Espanha(aos montes) porque em Portugal era priobida, rrrss

    Sousa Cardoso , como geralmente acontece, não foi reconhecido na sua vida(curta, aliás) e eu fui à Gulbenkian - nunca tendo conseguido visitar o seu Museu em Amarante.

    Abraço, amigo

    ResponderEliminar
  2. Adoro estas tuas crónicas.

    Estou a pensar compilá-las...pois são preciosas!Posso?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Vou aproveitar para fazer uma questão se o Carlos ou alguém me souber responder (eu e a curiosidade...), certa vez li ou ouvi algo que não foi fundamentado e gostava de saber se sonhei ou se já alguém ouviu ou leu algo semelhante. Há rumores que o desaparecimento de Lenine possa ter tido o dedinho de Estaline, alguma vez ouviram algo relacionado com isso?

    ResponderEliminar