domingo, 19 de maio de 2013

Paixões de fim de semana


Quando estou a sair do avião, alguém à minha frente pergunta ao comissário de bordo se sabe o resultado do Porto- Benfica.
“ Antes de aterrarmos estava 1-1...”
Olho para o relógio. Pelas minhas contas ainda falta cerca de meia hora para o jogo terminar.
Começo a percorrer o longo caminho até à saída. Não tenho bagagem de porão, por isso 15 minutos depois estou postado na fila dos táxis.  De quando em vez, a porta de um táxi abre-se e deixa escapar por breves segundos sons do relato. A fila move-se a bom ritmo e quando chega a minha vez reparo que o táxi que me há - de conduzir  ao Lumiar exibe um galhardete do SL Benfica  pendurado no espelho retrovisor.
Acomodo-me, espero que o taxista arranque e pergunto o resultado, fingindo indiferença. Estamos empatados mas já podíamos estar a ganhar por três ou quatro . Os gajos têm uma vaca do caraças!
O táxi arranca e ouço o locutor anunciar:
- Pedro Proença dá mais quatro minutos de tempo extra. É o tempo que falta para o Benfica carimbar o título de campeão.
- E na quarta-feira vamos à Holanda dar cabo dos ingleses. Este ano não nos escapa nada. O Pinto da Costa agora bem pode oferecer fruta, que os árbitros já…
Gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooollooooooooooooooooooooooooo!
Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolloooooooooooooooooooooooo!
grita repetidas vezes o locutor, interrompendo o discurso de glória. O taxista olha-me pelo retrovisor. Nem eu nem ele percebemos quem marcou, porque não estávamos a prestar atenção ao relato.  Parece-me ouvir o nome de Kelvin mas, como não tenho a certeza, calo-me. Segundos depois ( que me pareceram uma eternidade) oiço finalmente o locutor:
-A dois minutos do fim do tempo de compensação o Porto marca e é o delírio aqui no Dragão.
-Cabrões! Têm uma vaca do c#§%!- vocifera o taxista, acompanhando o desespero com uma terceira  tão puxada ,que faz o motor  relinchar de dor.  A gente já sabe como é… não foi por acaso que nomearam o Pedro Proença! Está farto de roubar o Benfica, este cabrão. Já nos roubou um pénalte e assinalou um fora de jogo  que não era.
A segunda circular parece-me não ter fim. O jogo também não.
-Mas não faz mal… porque se o Pinto da Costa num comprar os gajos do Paços, o Porto não ganha lá! Nunca ninguém ganhou…
O Benfica ganhou lá- digo timidamente
Pois, mas este ano o Benfica ganha em toda a parte! Vai ver na quarta –feira. Vamos dar dois ou três ao Chelci. E no domingo vamos comemorar o campeonato e na outra semana  podemos jogar com a equipa B e ganhamos a Taça ao Guimarães. Ninguém para o Benfica. O senhor é do Sporting?
Contorno a pergunta com uma mentira.
 Não ligo muito ao futebol, mas nasci no Porto, ao pé do estádio das Antas.
Ah, já estou a ver, é deles. Faz muito bem em não ligar ao futebol, aquilo lá em cima é uma podridão, são todos uns corruptos. E não é só o Pinto da Costa! Ele é o maior, mas o Valentim  Loureiro, o do Braga e o do Guimarães, aquilo é só corruptos. Aqui não. A gente ganha tudo limpinho, limpinho!
Chegamos a casa. Pago , entro em casa e ligo logo o televisor. Faço zapping por todos os canais, mas não há imagens. Constato que todos os comentadores estão de acordo. Não houve casos e a arbitragem foi impecável.
Finalmente as imagens. Limpinho, limpinho! Sorte em marcar aos 92 minutos? Sem dúvida, mas a sorte faz parte do jogo e não há campeão que não seja bafejado por ela.
Desfaço a mala, pego nas chaves do carro e meto-me a caminho do Rochedo. Paro no Jackpot, no Estoril, para petiscar qualquer coisa. O nervoso miudinho abriu-me o apetite. Dois portistas de cachecol celebram numa mesa ao meu lado em convívio saudável com um grupo de benfiquistas. Ainda dou dois dedos de conversa. Constato que a opinião é unânime. Jogo limpo, sem casos, mas o campeão está longe de estar decidido. Desejo boa sorte aos benfiquistas para o jogo de Amsterdam e sigo para o Rochedo.
Antes de ler as últimas páginas de  “Debaixo de Algum Céu”-  o livro de Nuno Carmaneiro vencedor do Prémio Leya – penso com os meus botões:
- Daqui a uma semana ou eu ou o taxista, um de nós vai estar com uma cachola de todo o tamanho. Espero que seja ele....
Olho para o horizonte. Cai uma neblina sobre o  Guincho, adensando as minhas dúvidas. Mau presságio? Daqui a umas horas terei a resposta.

26 comentários:

  1. Não sou de presságios, nem de comemorações antes da hora. Nem vi o jogo, para não variar do habitual. Mas que esse taxista era um "visionário", que pelo relato consegue ver esses "roubos", lá isso... :)

    Diz quem viu que foi um jogo limpo e sem casos. Mas o factor sorte também tem a sua componente, que a bola rola para os dois lados. Foi sorte do Porto, como também poderia ter sido do Benfica. O futebol é assim mesmo! :)

    À partida, o Porto tem o campeonato ganho, era preciso que nos jogos de hoje tivesse muito azar. Ou jogasse muito mal, que não costuma ser o caso. Enfim, como benfiquista penso que pró ano há mais!

    Contudo, há outras coisas que me tiram mais o sono que os campeonatos de futebol. E bem mais importantes, claro!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma outra coisa que me tira o sono neste momento, no entanto, era uma grande alegria que o meu querido FCP ganhasse.

      No meu caso, nem se trata só de futebol, mas sim, da minha cidade.

      Eliminar
    2. Como dizia alguém o futebol é a coisa mais importante entre as coisas nada importantes e assim o encaro, Teté. Gosto que o meu clube ganhe, fico triste quando perde, mas horas depois do desaire a vida continua.
      Infelizmente, para a maioria dos portugueses ( e não só...) o futebol é como um prolongamento das suas próprias vidas e é no futebol que sublimam as suas frustrações, ou projectam os seus êxitos. É o povo que temos. Analfabeto e pouco ambicioso. Vive numa concha que nunca se abre para o exterior, porque o que vê para além dela, pode ser uma maçada...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tive pena que o Benfica não vencesse o Chelsea.

    Que a vaca do Benfica deve ter seguido os conselhos do Governo e emigrou para parte incerta, lá isso é verdade.

    Aprendi a apreciar a cidade do Porto, mas detesto Pinto da Costa.

    Mas como Capela beneficiou descaradamente o Benfica contra o Sporting, então que os deuses decidam quem vai ser o campeão esta época.

    Boa sorte, Carlos, rrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sorte protege os audazes, São. Foi isso que aconteceu este ano. Os benfiquistas ( jogadores incluídos) festejaram o título depois de terem ganho na Madeira e descansaram à sombra da bananeira. Os portistas acreditaram até ao fim e, com uma pontinha de sorte ( Cavaco diria que com a ajuda de Nossa Senhora de Fátima) festejaram.
      Um resto de bom dia para ti

      Eliminar
  3. Já não falta muito para se saber para que lado vai a "sorte" pender. Já agora, que ela seja vermelha, para que os meus dois benfiquistas fiquem felizes. :) De qualquer modo, como diz a Teté, para o ano há mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano (pelo menos para o SLB) ainda há mais. Já no próximo domingo é a final da taça de Portugal.

      Eliminar
    2. E vamos lá a ver se "não há duas sem três", ou se ( melhor) "à terceira é de vez". :)

      Eliminar

  4. Nestes momentos que antecedem a jornada de todas as decisões, já se ouve cá por casa a rádio ligada na Antena 1...
    Eu para compensar, enfiei os auscultadores e ameacei que ia colocar o volume no máximo!
    Recuso-me a ouvir relatos de futebol... impróprios para cardíacos!

    A barra do volume está quase nos 100... e a Karen Souza até merece toda esta extravagância...
    http://www.youtube.com/watch?v=urP4QywAWWg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não ouço relatos de futebol ( eventualmente só para saber o resultado) e ontem mesmo estava a ler e ouvir música enquanto o jogo decorria. Eu sei que tenho uma vantagem... os meus vizinhos do 10º andar gritam tanto quando há um golo do Porto, que fico logo a saber o resultado...
      Agora vou seguir o link para ver essa tal de Karen Souza

      Eliminar
  5. Que coragem, Carlos, dizer a alguém fanático e com uma linguagem bastante agressiva como este taxista, que tinha nascido no Porto, ao pé do estádio das Antas.

    Viva o nosso PUERTO e nada de maus presságios!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual coragem qual quê, Teresa! Medo teria de o dizer a um grupo de fanáticos benfiquistas num local público, agora a um pobre taxista, qual é o problema? Se ele reagisse mal, eu pedia o Livro de Reclamações! :-)
      Bibó Porto, canudo

      Eliminar
  6. Eu cá não tinha dúvidas, Carlos, tinha sim, uma certeza absoluta:


    O 27º TÍTULO PARA OS DRAGÕES!!!

    ResponderEliminar
  7. Confirma-se o previsível!
    O título é vosso PORTO!

    http://lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente, o titulo é do PORTO!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh não, Elisa! Até tu és do Benfica?
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Não, Carlos...apenas simpatizante!!!

      Sou do CONTRA!!!

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Ei Carlos!
    E depois, todos vêm dizer que nós, brasileiros, é que somos aficionados por futebol?

    De tanto ouvir vocês comentarem, até conheço três nomes: Porto, Benfica, Sporting. Me pareceu ser estes, os mais famosos daí.

    Quanto a esta brasileira, o que mais gosto (e acho estranho) no futebol é o Hino Nacional... depois de tanto xingatório, a formalidade. Não curto times, mas é bom ver os meninos jogarem despretenciosamente.

    Parabéns ao seu Porto do coração (mas, espero que não sejas como os corintianos daqui)!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não há só aficción, Cristina. Aqui há verdadeiro fanatismo que deixa as pessoas completamente cegas e incapazes de discernir. A única vantagem em relação ao que se passa na América do Sul é que por aqui os adeptos não se matam. Até hoje, só um morreu, vítima do ataque de um adepto da equipa ( time) adversária.
      Beijo azul e branco!

      Eliminar
  10. Já está dada, Carlos.
    Infelizmente, as reacções do outro lado (não são todos, obviamente) dão vómitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Pedro. Sinceramente fiquei surpreendido, porque não esperava reacções tão virulentas e sem qualquer fair play.

      Eliminar
  11. Bem, correndo o risco de ser cilindrada, e apesar de ser tecnicamente neutra na contenda, também preferia que o Benfica tivesse ganho. Contra natura para uma sportinguista? Sem dúvida. Parece-me sempre muito injusto 'morrer na praia'. Eu, como morro sempre a meio oceano, desencanto-me muito depressa. Mas, e nada tendo contra os adeptos portistas (que eu sempre achei que gostar de pessoas não implica gostar das instituições que elas defendem/representam ou o que seja e que a liberdade de expressão é uma coisa bonita), essa tal sorte, que uns chamarão( e talvez bem), de competência, chateia de morte porque pende sempre para o mesmo lado. Digo-o sem malícia, contudo. E parabenizo-o pela conquista do campeonato pelo respeito que tenho por si e porque isso o faz feliz. Agora que não estou satisfeita, não estou. E mentiria se dissesse o contrário. Mas concordo consigo: uma coisa é não estarmos satisfeitos, outra muito diferente, e sempre condenável, é partir para o insulto e a má criação. O Jesus devia ter dado os parabéns ao Vítor Pereira. Estaria a ser hipócrita, claro. Mas ficava bem na foto. mas também percebo que se esteja um bocado nas tintas para isso. Enfim, eu cá o que me interessa é que em setembro o Sporting ainda está na corrida para o título! :)
    Beijinhos e parabéns pelo tri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui nunca será cilindrada, porque este é um blog civilizado, Safira.
      Respeito a sua opinião ( eu no domingo também vou torcer pelo V. Guimarães) e não a critico. O que me magoa são as pessoas que não sabem reconhecer os seus próprios erros e culpam sempre as arbitragens para justificar os seus insucessos. E também me chateiam aqueles que não têm qualquer fair-play e são incapazes de dar os parabéns aos portistas, mas isso faz parte de uma certa forma de pensar muito peculiar...
      Obrigado pelos parabéns.
      Beijinho

      Eliminar
  12. Limpinho...limpinho...???
    Com aquele penalti e consequente expulsão em Paços de Ferreira?
    Não sei, não.
    É melhor continuar a falar no Capela, talvez...

    ResponderEliminar