quinta-feira, 9 de maio de 2013

RM (14)- Brother, can you spare a dime?




Nesse mesmo ano, um arquitecto desempregado inventa um jogo de sucesso estrondoso: o Scrubble. Os mais conhecedores surpreendiam os seus adversários no jogo com a palavra  corkscreew (saca rolhas) nome do objecto acabado de inventar, que tornava mais fácil a abertura das garrafas.
Em Nova Iorque, há “Luzes na Cidade” com a estreia do filme de Charlot, mas em Portugal a noite vai ser longa e o início da publicação do “Avante!” não contraria o retrocesso do país. Prova disso é o documentário de Manuel Oliveira “Douro Faina Fluvial”. Apesar de ser aclamado internacionalmente, só virá a ser exibido em Portugal três anos mais tarde.
No ano em que Franklin D. Roosevelt é eleito presidente dos Estados Unidos ( 1932) , D. Manuel II é sepultado no panteão da Casa de Bragança e Salazar assume o cargo de Presidente do Conselho.
Do outro lado do Atlântico, Bernard Shaw proclamava que era “Certo demais para ser belo” e tinha razão. Portugal ia mergulhar numa noite tenebrosa de 40 anos, polvilhada de pesadelos. Melhor epíteto  para Salazar, escolheu Johny Weismüller que se estreava no cinema com o filme “Tarzan, o Homem Macaco”.
No ano em que a Grande Depressão se instala inexoravelmente na Europa(1933), uma canção faz furor. "Brother can you spare a dime" retrata por palavras o cenário que se vive na Europa: actividade económica parada, desemprego, fome, miséria. Em Portugal, dava-se início ao período das eleições mascaradas, com um plebiscito ( em que as abstenções contavam como votos a favor) que aprova a Constituição de 1993.Bem a propósito, estreia o filme dos irmãos Marx, “Os Grandes Aldrabões” , um título que também assenta, como uma luva, ao Secretariado Nacional da Propaganda, criado nesse ano por António Ferro. 
O terror que se instalava em Portugal fazia jus a “King-Kong”, mas só décadas mais tarde uma cadeira partida cumpriria o mesmo papel da bomba de narcóticos que derrubou o gorila.
Na medicina , destaque para a descoberta da vacina contra a febre amarela e a invenção do pacemaker. Roosevelt lança o New Deal- um programa de emergência que visa o renascimento da América. Os trabalhadores organizam-se em sindicatos, aparece a primeira lgislação laboral, são fixados por lei os salários mínimos e o horário de trabalho, são atribuídos os primeiros subsídios  de desemprego e pensões de reforma e invalidez.. A política social estava em marcha, mas só chegaria a Portugal quase 50 anos depois.

4 comentários:

  1. "A política social estava em marcha, mas só chegaria a Portugal quase 50 anos depois"...estando em vias de extinção!!!

    Uma crónica actual (no que respeita a portugal)...até rimei!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Porreiro, Carlos! Isto é o que se chama recuar no tempo, ou regresso ao passado.
    O que relembrei agora! Estou mesmo velho!
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Olhando para a actualidade, e confrontando com este relato, não fica uma sensação de déjà vu?

    ResponderEliminar
  4. Estou "viciado" nestas tuas cónicas do século XX.

    ResponderEliminar