quarta-feira, 22 de maio de 2013

RM 21- Vespas, bikinis e ladrões de bicicletas: começou a loucura do pós guerra



A criação da Vespa, produzida em fábricas italianas que durante a guerra fabricavam material militar, é um sucesso, mas os olhares masculinos voltam-se avidamente para as praias mediterrânicas onde as mulheres exibem generosamente os seus corpos num fato de banho de duas peças: o biquini. Os efeitos secundários desta peça de vestuário, no universo masculino, são idênticos aos obtidos pelos EUA nos ensaios atómicos que fazem no atol de Bikini. Há coincidências incríveis, não há? Mas neste ano de 1946 as coincidências não se ficam por aqui... embora ainda ninguém fale de próteses mamárias, a verdade é que começa a ser produzido o silicone. Do que já se fala é das lentes de contacto que irão surgir no ano seguinte.
Nesse ano, a Índia e o Paquistão tornam-se independentes da Grã-Bretanha, mas como a União Indiana decide anexar Caxemira, os dois novos países vão entrar em conflito. 
Noutras paragens, as Nações Unidas decidem atear um barril de pólvora, dividindo a Palestina em dois estados ( um judeu e outro árabe).
No mundo das comunicações a evolução é enorme. Bell inventa o transistor , nos EUA efectua-se a primeira emissão de Televisão por cabo, e os consumidores correm em busca da máquina fotográfica Polaroid, dos discos long-play e do gravador para uso doméstico. Finalmente era possível registar, para ouvir quando mais apetecesse, a música que passava na telefonia, os discos dos amigos ou a confissão de amor da(o) namorada(o).
Neste mesmo ano de 1947 inicia-se a reconstrução da Europa, com a aprovação do Plano Marshall. Quem também se recompõe das humilhações sofridas durante as primeiras aparições em público é Maria Callas que passa de matrona grega a diva num toque de magia que, dada a reforma de Aladino e a greve das Fadas Madrinhas, só a sociedade de consumo consegue executar.
E como era preciso devolver o glamour às mulheres parisienses, Christian Dior mete mãos à obra e relança a moda.
A Mc Donalds faz a sua estreia nos Estados Unidos em 1948, ano em que nasce o estado de Israel e um pouco por todo o mundo se assiste à declaração de independência de antigas colónias britânicas. Pelo sim, pelo não, a ONU aprova a Declaração Universal dos Direitos do Homem e cria a Organização Mundial de Saúde. A isto se chama, visão de futuro!
Por esta altura já Sartre percebera que na sequência da Guerra havia muitas Mãos Sujas, por isso as dá a conhecer ao público no palco do teatro Antoine de Paris. Mas quem acaba preso a um grande sucesso é Vittorio de Sica com a estreia do seu filme Ladrões de Bicicletas.

10 comentários:

  1. Falta uma referência fundamental, Carlos.
    O meu nascimento...eheheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És de 47 ou 48, João?
      O meu ano chega amanhã, se bem me lembro...
      Abraço

      Eliminar
    2. Sou de 46. Pertenço ao "boom" do pós-guerra: fui "fabricado" em Junho de 45!

      Eliminar
  2. O bikini e o silicone surgiram ao mesmo tempo? Hmm, isto dá matéria para reflectir...:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Primeiro li Mãos Sujas, mais tarde vi esta peça de teatro de Jean-Paul, não no teatro Antoine de Paris, mas em Düsseldorf.

    Ladrões de Bicicletas ainda passou este mês no Black Box, não é o filme da minha vida, mas sem dúvida um dos melhores filmes de sempre.

    Estas crónicas históricas são excelentes, Carlos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ladrões de Bicicletas também não é o filme da minha vida. Eu sei que sabe qual é...
      Li Mãos Sujas, mas nunca via a peça.
      Obrigado

      Eliminar
  4. Porque não publicas estas crónicas?

    São magníficas!

    Veremos o que aconteceu no ano em que nasci...está quase!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elas publicadas foram, Elisa, mas em revistas.Talvez um dia haja alguma editora que se interesse :-)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. A Organização Mundial de Saúde foi criada devido às atrocidades que se cometeram contra pessoas ao nivel das experiências médicas, fico arrepiada sempre que leio sobre isso...

    Vespas, aí está algo que gsotaria de ter, assim uma azul bebé :)

    ResponderEliminar