quarta-feira, 17 de julho de 2013

Martinha e o buraco de ozono


A capa de hoje do JN incendiou a blogosfera e as redes sociais. Como aqui não se escreve nem fala de política, deixei a minha opinião sobre o assunto lá na sede ( podem ler seguindo o link).
De qualquer modo, lembrei-me de um post que a Martinha escreveu em tempos lá no CR sobre um outro buraco e decidi partilhá-lo convosco. Espero que gostem.
 Olá caros leitores!
Tenho muito gosto em estar aqui para conhecer os leitores deste blog do Carlos. Creio que  a maioria de vocês não me conhece, mas se quiserem saber quem sou, terei muito prazer em me apresentar, se me visitarem aqui. 
E agora vamos ao que interessa...

Confesso-vos que em miúda não dava importância a essas coisas do ambiente e achava que eram histórias para nos assustar, até um dia em que me disseram que os sprays iam ser proibidos por causa de um senhor chamado Ozono que eu não conhecia de lado nenhum,  mas que vi logo que só podia ser americano porque só os americanos é que têm poder para dar ordens ao mundo.
Vocês imaginam como sofri só de pensar que ia deixar de gozar todas as manhãs o prazer de sentir as cócegas provocadas pelo desodorizante spray? E tudo por causa de um tal de Ozono que deve ser amigo do Bush?
Fiquei furiosa e pus-me a pesquisar sobre esse tal de Ozono para lhe enviar um mail a protestar, mas nunca consegui encontrar o endereço dele. Só fiquei a saber que o problema dele era estar a alargar um buraco qualquer que, segundo percebi, devem ser as narinas, porque um dia quando passei numa celulose perto de Aveiro, que cheirava muito mal, o Carlos disse-me “Isto é horrível para o buraco de ozono” . Bem, não sei se foi assim que ele disse, mas foi mais ou menos  e eu fiquei ainda mais furiosa e perguntei-lhe mas porque é que eles não fecham essa porcaria em vez de proibirem os sprays que tanta falta me fazem? O Carlos olhou para mim com aquela cara de zangado que vocês nunca viram mas eu sei como é e só não me chamou estúpida porque a minha mãe ia connosco. Mas eu é que não me fiquei e quando cheguei a casa fui fazer mais pesquisas e descobri esta notícia do meu país que me deixou preocupada:
“Milhões de chineses ficaram bloqueados com sucessivas e violentas tempestades de neve que cortaram estradas e linhas férreas em mais de metade do país. No princípio da semana havia 1,8 milhões de desabrigados, bloqueados em estações de comboio, como em Guanzhou, quando queriam voltar às suas terras para celebrar o Ano Novo Lunar chinês. O caos provocado pelo pior Inverno dos últimos 50 anos causou pelo menos 60 mortos e prejuízos de 5 mil milhões de euros;232 mil imóveis foram derrubados pelos peso da neve e 862 mil ficaram danificados. Para manter a ordem, Pequim destacou 306 mil soldados, um milhão de milicianos e 65 mil médicos”.


Apesar de já ter vindo para Portugal há muitos anos, as notícias do meu país ainda me deixam muito preocupada, por isso falei com o Carlos que me voltou a falar do tal de ozono. Foi então que lhe perguntei quem era esse gajo e o Carlos, desta vez, cheio de paciência, explicou-me tudo muito direitinho. Foi então que percebi que o Ozono não era um homem , mas uma espécie de protector da atmosfera que impede que os raios de sol nos queimem a pele quando vamos à praia. Desde esse dia comecei a pedir ao ozono, que passei a tratar por senhor embora não seja um homem , nem amigo do Bush , até parece que não gosta nada dele, para me proteger dos raios ultravioletas, para eu continuar a poder ir à praia.
Também foi a partir desse dia que comecei a querer saber tudo sobre quem andava a tratar mal o sr Ozono e que era responsável pela desgraça que ia na minha querida Pátria que é a China. Aprendi muita coisa, fiquei a saber que também nos Estados Unidos, na Índia e até na Europa, ( e se calhar em Portugal, mas não li nada sobre isso) toda a gente o trata mal. Só fico um bocadinho mais descansada, por viver em Portugal, porque parece que por aqui toda a gente trata bem o sr. Ozono, a única excepção são aqueles senhores da celulose lá de Aveiro.
O Carlos falou-me também de uns PIN que estavam a destruir o ambiente mas eu a princípio julguei que ele tivesse comido cogumelos mágicos, como é que os PIN iam sair dos chips dos cartões multibanco para fazer mal ao sr. Ozono alguém me explica? Só quando fui investigar é que percebi que os PIN afinal eram uns negócios de Interesse Nacional que o Sócrates criou para salvar a economia, não sei se salvam, mas fiquei a saber que tratam mal o sr. Ozono e fiquei chateada, mas não posso fazer nada, por isso prontos, só espero que não façam um PIN em frente à minha janela e me tirem a minha vista do quarto para o rio Trancão que dantes cheirava sempre muito mal, mas agora tem dias em que anda mais lavadinho e fica logo com outras cores.
O meu medo é que um dia o sr.Ozono se zangue de vez e enterre a Humanidade nos escombros do seu progresso assente na desigualdade, no livre arbítrio, na indiferença e nessa tremenda vaidade de querer ter sempre mais e melhor ( ai, nem sei como consegui escrever esta frase tão bonita, deve ser dos livros que ando a ler sobre ambiente, mas adiante…).
Pronto, isto tudo para vos dizer que foi graças à proibição dos sprays que eu me comecei a interessar pelo ambiente. Fiquei a saber, por exemplo, que os turistas tratam muito mal o Ozono e que por isso esta crise mundial até vem mesmo a calhar. Soube muitas outras coisas, mas agora não vos quero aqui maçar, apenas dizer que agora sou uma pessoa muito consciente.Diz o Carlos que me tornei uma cidadã, mas na verdade eu continuo a viver na província e acho que quando ele diz isso está a gozar comigo, mas prontos, finjo que fico muito contente. Só quero é que não aconteçam mais desgraças no mundo e na China e por isso venho pedir-vos para tratarem o sr. Ozono muito bem. Prometem?

5 comentários:

  1. Está prometido, Martinha! :)))

    Beijocas para ambos!

    ResponderEliminar
  2. Nunca é demais lembrar!
    Vamos tratar o Ozono com todo o respeito :)
    xx

    ResponderEliminar
  3. Fica descansadinha!!!

    Sou uma vítima desse Sr.

    Uso todo o ano protector 50+ e as minhas alergias aumentaram...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. eu, quando comecei a ouvir falar do buraco do Ozono, disseram-me que era um buraco no céu provocado pela Laca que usávamos no cabelo e fiquei muito triste, estávamos nos anos 80 e era impensável as senhoras terem de deixar de usar Laca, eu ia crescer e ser uma mulher sem volume no cabelo, era injusto!
    E, pobrezinhos dos que viviam por baixo do buraco que só iam ter noite, pensava eu que imaginava o buraco, escuro como um poço ...

    ResponderEliminar
  5. Prometo que não trato mal o "Osório" :)))

    ResponderEliminar