sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RM 46: a sociedade de consumo ganha músculo


Com seis letrinhas apenas se escreve a palavra Swatch. A relojoaria suíça acaba de fazer do relógio um acessório de moda e a sociedade de consumo de construir mais um ícone. A Apple apresenta, nos EUA, a sua última descoberta: chama-se Lisa, é o primeiro computador pessoal equipado com rato.
Enquanto o terrorismo islâmico se fortalece, Hollywood apela à resistência passiva, atribuindo oito Óscares ao filme “Ghandi” Estamos em 1983 e Lech Walesa recebe o Nobel da Paz. Mais uma martelada na queda do Muro de Berlim.
A Europa anda entretida com uma nova moda que dá pelo nome de aeróbica, mas não é para testar os seus efeitos práticos que sai à rua em protesto contra as armas nucleares. Portugal ainda não está na CEE e em Lisboa as manifestações têm expressão muito reduzida. Por cá as pessoas começam a discutir o aborto, mas não têm tempo, nem estímulo, para praticar aeróbica, porque andam preocupadas com os salários em atraso, as greves dos transportes, a inflação e as sucessivas quedas de Governos. Em 1983 irão experimentar pela primeira vez o Bloco Central e apreciar as proezas do primeiro herói pimba. Chama-se Tony Silva, tem humor e muito kitsch. 
Lá por fora nasce um novo ídolo de saias. Chama-se Madonna e canta "Holliday". Os EUA nem querem ouvir falar de governos de esquerda nas redondezas. Afinal, a democracia tem limites. Num ápice,sob o nome de Código “Operação Fúria Urgente” invadem Grenada, derrubam o regime e voltam a casa, para ler "As Cruzadas Vistas pelos Árabes" de Amin Malouf e mandar uma mulher para o espaço.

1 comentário:

  1. Um período "movimentado"!

    Cheguei a fazer aeróbica...hoje continuo no ginásio, em manutenção.

    Ahhhhh...gosto de .Swatchs, tendo alguns.

    Não sou fã de Madonna, embora goste de uma ou outra canção.

    Beijinhos.




    ResponderEliminar