quinta-feira, 6 de março de 2014

A estagiária



Encontrei-a no elevador. Era a nova estagiária. Jovem promissora, afiançaram-me os membros do júri que avaliaram mais de uma centena de candidatos. Cruzara-me com ela uma outra vez, quando ela andava a prestar provas. Reparei no seu ar bamboleante , contrastando com o vestuário super discreto.
 Na  véspera deste segundo encontro, a directora informara-me que no final do mês ela iria transitar para o meu departamento, pois eu era a pessoa indicada para puxar pelas suas potencialidades.
Cumprimentámo-nos circunstancialmente. Eu levava debaixo do braço “Dias Exemplares” do Michael Cunningham.  Mostrando que a diferença de idades para ela não constituía problema,  perguntou com à vontade:
 - Que andas a ler?
Mostrei-lhe o livro.
- Eh! Isso é um livro muito antigo!
Nunca leste o D. Quixote, pois não?
Ela embatucou.
Peguei-lhe no braço e conduzi-a até ao meu gabinete. Estivemos a manhã inteira a falar sobre livros.  Da parte da tarde pedi para falar com a diretora:
- Quem é que contratou esta jovem que não sabe distinguir Nietzsche de Kafka?
A directora baixou os olhos. Depois, a custo, lá me enfrentou e respondeu:
- Foi um erro de casting. Tenho a certeza que você a vai orientar bem e fazer dela uma boa editora. O potencial está lá, só é preciso despoletá-lo.
Tentei. Oh se tentei! Mas de cada vez que tentava meter naquela cabecinha noções sobre as técnicas da edição, recebia apenas como reposta um sorriso idiota e um generoso cruzar de pernas. Fiquei a saber que preferia cuequinhas azuis, mas cheguei a duvidar se ela as usava por saber que eu era adepto portista, ou se o azul, para ela, era uma cor sexy. 
Um dia conseguiu convencer-me a tomar um copo com ela ao fim da tarde. Sem cerimónias, pegou-me na mão e disse:
- Já percebi que te estás a esforçar, mas eu não estou nada interessada na edição. Interessa-me apenas o lugar. O teu lugar. Quando te reformares será meu e não te intrometas.
Eu ainda não me reformei, mas o lugar já é dela.
Ainda bem. É preciso dar lugar aos jovens e, principalmente, muita transparência no recrutamento.

14 comentários:

  1. Grande CUNHA!!!

    Vamos de mal a pior!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Mesmo muita transparência!
    Como farão os estagiários?! :)

    ResponderEliminar
  3. O cinismo elevado à potência máxima.

    ResponderEliminar
  4. Pegar-lhe no braço logo à primeira é ter muita coragem nos tempos que correm!! : )

    ResponderEliminar
  5. Nietzsche?
    Kafka?
    São jogadores do Bayer München?

    ResponderEliminar
  6. Será que essa estagiária não poderia desde já dar o seu lugar a outra/o?

    ResponderEliminar
  7. E assim vivemos, entregues às aparências incompetentes!

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  8. Carlos,
    Com estes atributos, como é que o carlos pode fazer concorrência?
    Dizia uma grande amiga minha - "tem mais força um pêlo de c...que uma junta de bois!!" :))

    ResponderEliminar
  9. Então, quando é que o Carlos divulga a MULHER DO ANO?

    ResponderEliminar
  10. há-as por todo o lado,
    por isso, somos o país que somos e a nossa produtividade é o que é ...

    ResponderEliminar
  11. Waow,se são assim as virgens no paraiso du allah,como estou pérto dos 80 mesmo sendo ateuo posso mudar de camisola.

    ResponderEliminar