sexta-feira, 14 de março de 2014

A Sentinela



Mais conhecido ( e reconhecido) pelos seus romances históricos, em “A Sentinela” Richard Zimmler  envereda  pelo romance policial  psicológico. Em minha opinião, com grande sucesso. 
Tudo começa  num dia quente de Julho em Lisboa, com o homicídio de um abastado construtor civil. Chamado a investigar o caso, o inspector  da PJ Henrique Monroe  vê-se envolvido numa trama que o conduz ao mundo da pedofilia  e da  corrupção.  À medida que vai seguindo as pistas, vai percebendo que está a desfiar um novelo, onde a cumplicidade entre a  classe política e o mundo da finança dita as regras.   Sabendo os riscos, aceita-as, mas depois entram em cena os seus fantasmas e as suas contradições. Que o conduzirão à descoberta do culpado, mas o deixam preso numa teia de que tem dificuldade em se desenvencilhar.
Um retrato actual e desassombrado do país, com todos  os condimentos de emoção e suspense de um romance policial, que nos deixa agarrado à leitura até ao desfecho.
Sou suspeito, porque Richard Zimmler é um dos meus escritores contemporâneos de eleição, mas este policial ( género de que não sou grande fã)  merece ser lido, pensado e “tertuliado”.
Tenham um excelente fim de semana. Com ou sem leituras. 

8 comentários:

  1. Que interessante ; não ouvira falar do livro e . hoje, troquei impressões sobre ele com a dona da livraria, que como tu adorou.

    E agora venho encontrá-lo aqui.

    Gosto muito da sua escrita e , a conselho dele mesmo, vou ler "Sana"

    Amigo, bom serão, rrss

    ResponderEliminar
  2. Desde há muito tempo que quero conhecer a obra do Richard Zimmler, mas como gosto pouco de romances históricos, “A Sentinela” é um bom começo.

    Fiquei com curiosidade e até vou ver se encontro este romance traduzido em alemão ou em inglês.

    Também lhe desejo que tenha um excelente fim de semana.

    O meu fim-de-semana vai ser sem leituras, mas com desporto!

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de policiais, mas este aguçou-me a curiosidade!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Tenho-o pedido no "Círculo de Leitores"...

    ResponderEliminar
  5. ainda não li, li outros do autor gostei muito do 'Goa ou o guardião da aurora'...

    ResponderEliminar
  6. Foi o primeiro livro do autor que li, há poucos dias, mas não fiquei assim tão fã. Como policial, achei-o fracote, às tantas porque mete muita coisa pelo meio que não tem nada a ver com a parte policial. E tem demasiados "fantasmas" para o meu gosto. Está visto que tenho de ler outro livro do autor, para ficar com uma ideia mais definitiva do escritor.

    Do que mais gostei foi do retrato do país, que me parece conhecer muito bem... ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Já comprei e estou a ler. M.A.A.

    ResponderEliminar
  8. Your style is unique in comparison to other people I
    have read stuff from. Many thanks for posting when you have the
    opportunity, Guess I will just book mark this web site.

    Also visit my blog post - Come dimagrire

    ResponderEliminar