sexta-feira, 11 de abril de 2014

Coisas do Arco da Velha



A expressão é utilizada quando queremos qualificar situações inacreditáveis, absurdas, espantosas, inverosímeis. Simplificando: algumas decisões deste governo são tão absurdas e inacreditáveis, que só podem ser coisas do Arco da Velha ( Alguns dirão que são coisas que não lembram ao careca, mas a explicação dessa frase fica para outras núpcias)...
Ao que consta a  expressão"Arco da Velha" tem origem no Antigo Testamento. O arco-da-velha é o arco-íris, ali referido como o sinal do pacto que Deus fez com Noé: "Estando o arco nas nuvens, Eu ao vê-lo recordar-Me-ei da aliança eterna concluída entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que há na terra." (Génesis 9:16).
Há também diversas histórias populares que defendem outra origem da expressão, como a da existência de uma velha no arco-íris, sendo a curvatura do arco a curvatura das costas provocada pela velhice, ou devido a uma das propriedades mágicas do arco-íris_ beber a água num lugar e enviá-la para outro-  pelo que velha poderá ter vindo do italiano bere (beber).
Mas isto já são lucubrações recolhidas no espaço virtual, às quais não convém dar muito crédito.

2 comentários:

  1. Nunca tinha lido o significado desta expressão.

    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Difícil é escolher uma coisa do arco-da-velha feita por este governo! No meio de tantas... :P

    Beijocas

    ResponderEliminar