segunda-feira, 7 de abril de 2014

Memória de elefante



Costuma dizer-se de uma pessoa com boa memória que se recorda de tudo, que tem memória de elefante. A minha mãe, que fixava as datas de todos os aniversários, os números dos telefones de toda a gente,os nomes das ruas, mesmo que raramente passasse por lá, ou os números de todos os documentos pessoais, era conhecida no seio familiar por "Agenda" e por alguns como tendo memória de elefante.
A expressão radica na ideia de que o elefante  fixa tudo aquilo que aprende mas, sabe-se hoje, afinal o elefante não tem tão boa memória como a fama que granjeia.
O golfinho é reconhecido como o animal com melhor memória, seguido do leão marinho. O elefante fica apenas no top 10 dos animais com melhor memória do universo.
A indústria farmacêutica continua a utilizar o elefante para promoção de medicamentos que avivam a memória, como o Memofante. Se os consumidores soubessem a verdade sobre os animais com mais capacidade para reter informação, certamente não se deixariam iludir pela publicidade...

10 comentários:

  1. Até a sabedoria popular já não é o que era!

    As minhas irmãs dizem sempre que tenho memória de elefante...vou dizer-lhes que estão erradas. Agora passo a ter "memória de golfinho"!
    Penso que escolheram o elefante pelo seu tamanho.

    Obrigada pelo esclarecimento.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Pois não sabia que era o golfinho o de que mais memoriza,,,mas sei que é bastante inteligente e interage muito bem com os seres humanos

    Amigo, obrigada por me teres alargado os conhecimentos, rss

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe, assim como o pai dela, tinham "memória de golfinho"!

    Também eu tenho boa memória, razão porque eu era boa aluna a história, disciplina que nunca me interessou muito.

    "Memória de elefante" também se usa muito aqui, mas a partir de agora vou corrigir a minha amiga Christa, quando diz, que eu tenho "memória de elefante", porque afinal, tal como os meus antepassados tenho "memória de golfinho".

    EXCELENTE RUBRICA, CARLOS!!!

    ResponderEliminar
  4. De qualquer forma, sempre está no top 10. :)

    ResponderEliminar
  5. A minha memória é muito selectiva! Há coisas que nunca esqueço e não fiz o menor esforço para as decorar e outras que tento em vão não esquecer e das quais nunca me lembro....haverá animal para isto????:))

    ResponderEliminar
  6. Até a Agatha Christie tem um livro com esse título. Também se deixou enganar... :)))

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Agora fiquei com curiosidade para ver quais são os animais com melhor memória

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Pedro! Então não leu o post? O golfinho e o leão marinho são os reis da memória

      Eliminar
  8. O coelho deve estar no fim da escala! :)

    ResponderEliminar
  9. Eu também sempre tive muito boa memória. Sei todas as datas de aniversário de amigos de sempre e, enquanto estive na direção lá da "minha" escola/agrupamento nunca precisei de agendas para coisa nenhuma...

    ResponderEliminar