segunda-feira, 12 de maio de 2014

Da preguiça

Confesso que ando um bocado preguiçoso, pelo que vou aproveitando o contributo dos leitores para preencher os posts da rubrica " Da Sabedoria Popular".
Hoje, creio ter sido particularmente feliz, ao escolher esta pérola publicada no blog Lavar a Cabeça da leitora mmm's e aqui reproduzida com a devida autorização.
Assim, hoje, em vez de ser eu a explicar a origem de uma expressão, sugiro aos leitores que descubram os provérbios correspondentes aos 15 enigmas do quadro.
Não é nada fácil, mas é muito divertido. Espero que tenham mais sucesso do que eu e me ajudem a decifrar os 4 que ainda me faltam.

12 comentários:

  1. Vou dar um par de horas aos seus leitores para descobrirem os quatro que faltam... Mais tarde revelo os "enigmas populares" lá no Lavar a Cabeça:-))

    ResponderEliminar
  2. 1- A cavalo dado não se olha o dente
    2- Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.
    3- Quem não chora, não mama.
    4-Em boca fechada não entra mosca.
    9-Cada macaco no seu galho

    5- Mais vale um pássaro na mão, que dois a voar.
    6-Santos de casa, não fazem milagres.
    11. A união faz a força

    Fico por aqui...

    Beijinhos.



    ResponderEliminar
  3. ~ ~ ~ Engraçado. ~ ~ ~ Também estou com preguiça. ~ ~ ~ Até logo. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  4. 8. "" Quem semeia ventos, colhe tempestades.""
    14. "" Aqui há gato! ""
    15. "" O Sol quando nasce, é para todos.""

    ~ ~ ~ ll;))

    ResponderEliminar
  5. Vistos os comentários tentei descobrir aqueles que me pareceram ainda em jogo (7, 10 11 e 13)... mas só descobri ( acho eu) o 13. Será a expressão "Para cavalo velho o remédio é capim novo" que o google me devolveu nas minhas tentativas?
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ~ Boa, Luísa!
      ~ Capim ou erva.
      ~ Eu tentei, mas não cheguei lá!

      Eliminar
  6. ~ A 11. só pode ser este:
    ~ ~ "" Mais perigoso do que cavalo na estrada, é burro ao volante.""

    ~ ~ ~ Não sei porquê, mas aprecio bastante este provérbio.
    ~ ~ ~ ~ Penso que é por estar no masculino...
    ~ ll;))

    ResponderEliminar
  7. Também encontrei essa imagem no facebook e estive para a pôr no blogue, mas faltava-me ainda descobrir o 7, 11 e 13. Bom, pelo menos fiquei a saber mais um... Está quase! :)

    Beijocas|!

    ResponderEliminar
  8. Maria Tereza Estrabon Falabella17 de maio de 2014 às 18:44

    Por aqui achamos que seria isto.
    1- A cavalo dado não se olha os dentes.
    2- Em terra de cego quem tem um olho é rei.
    3- Não adianta chorar sobre leite derramado ou Quem não chora não mama.
    4- Boca fechada não entra mosquito.
    5- Mais vale um pássaro na mão que dois voando.
    6- Santo de casa não faz milagre.
    7- Quem tem pressa come cru.
    8- Quem planta vento colhe tempestade.
    9- Cada macaco no seu galho.
    10- Antes só do que mal acompanhado.
    11- Cavalo preso também pasta ou come.
    12- A união faz a força.
    13- Cavalo velho gosta de pasto novo. Lendo acima achei melhor: Para cavalo velho o remédio é erva nova.

    ResponderEliminar
  9. Maria tereza Estrabon Falabella17 de maio de 2014 às 23:40

    Opa!
    Esqueci os dois últimos.
    14 A curiosidade matou um gato.
    15 Quem ama o feio bonito lhe parece.
    Até mais

    Maria Tereza

    ResponderEliminar