segunda-feira, 19 de maio de 2014

Uma loucura global



No comboio que me leva de regresso a Lisboa, ligo o ipad  e o Google informa-me que hoje se comemora o 40º aniversário da criação do cubo de Rubik.
Lembro-me da loucura que este brinquedo provocou nos anos 80. O Mundo inteiro  andava de cubo na mão, a ver se encontra uma cor para cada face.  Este quebra cabeças em três dimensões , criado pelo húngaro Erno Rubik, demonstrou a minha azelhice e falta de paciência para quebra cabeças deste género.  Momentos houve, confesso, em que me senti frustrado por não conseguir resolver o intrincado problema. Depois,vim a saber que até o seu criador teve grandes dificuldades  para encontrar a solução, tendo demorado mais de um mês a resolver o problema e fiquei mais descansado.
Apesar de tudo ainda estive cerca de meia hora a tentar resolver o problema, na versão electrónica criada pela Google para assinalar a data. Sem sucesso, obviamente… 
Se quiserem tentar, vão à pagina da  Google. Divirtam-se!

14 comentários:

  1. Desisti à terceira tentativa. Tb me recordo desse frenesim em redor do cubo.

    ResponderEliminar
  2. O cubo Rubik continua a ser uma fantástica loucura!!!

    ResponderEliminar
  3. Já 40 anos?!
    Ainda me estou a ver a brincar com estes quadradinhos com os meus filhos!
    Claro que eles conseguiam sempre terminar os alinhamentos primeiro que eu! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o tempo passa, não é, Rosa?
      Mas a Rosa ainda conseguia terminar. Eu, só lá cheguei uma vez e com ajuda...
      Abraço

      Eliminar
  4. Eu adorei o cubo. Assim que me deram um, não o larguei até conseguir resolvê-lo :)

    ResponderEliminar
  5. Como meio mundo, comprei um e apenas o consegui resolver UMA VEZ!
    O que mais irritou foi nunca mais o conseguir !!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só consegui uma vez também, mas foi com ajuda extra :-)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Podes levar a foto...é uma honra.
    Se quiseres tirar uma foto da ponte é só ires a Barcelos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da ponte eu tenho foto, mas não é tão boa como a tua...
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Loucura foi ver há pouco (no jornal da SIC ) o cubo a ser "resolvido" em 16 segundos...
    Eu nem numa vida! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi e fiquei a pensar mais ou menos o mesmo :-)

      Eliminar