segunda-feira, 28 de julho de 2014

Romântico, ma non troppo...




A seguir a Roma, Florença é a cidade italiana que conheço melhor. Para mim é uma das mais belas cidades transalpinas, onde me sinto quase como se estivesse em casa.

Gosto de a percorrer  demoradamente, como se estivesse a visitar um museu. Mesmo quando lá vou em trabalho, procuro desfrutar do tempo livre para descobrir um novo recanto, um novo ângulo.


Há dias, numa conversa de amigos, discutia-se qual era a cidade mais romântica de Itália. Quase todos optaram por Veneza.  Eu tive dificuldade em escolher, porque considero quase todas as cidades italianas românticas. Cada uma à sua maneira, com a sua beleza e a sua especificidade.
Parece-me mais fácil escolher a cidade mais romântica do mundo. Para mim, é esta.

Praga

Porquê? Não sei explicar. Talvez porque ainda retenha na memória as sensações da primeira vez que lá estive.
Depois, há Buenos Aires e Paris. Mas essas não são cidades românticas. São o êxtase absoluto.
Tudo isto é muito subjectivo, obviamente, por isso, lanço-vos um desafio: Qual é, para vocês a cidade mais romântica do mundo. E já agora... porquê?

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Poderia dizer que a minha é a cidade para onde vim viver aos 13 anitos, onde namorei, casei, fui mãe, viuvei, trabalhei, mas não vou participar porque de certa forma não faz sentido...posso dizer que Florença era a cidade escolhida para comemorar os meus 25 anos de casada que não cheguei a fazer porque fiquei viuva.

    Boa semana Carlos.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  3. A cidade mais romântica? Não sei.

    Mas posso dizer qual é a minha cidade de amor à primeira vista, a única que eu escolheria para viver se tivesse que abandonar Portugal:Barcelona.

    Porquê? Porque está junto ao Mediterrâneo, cujo azul anil é lindo; porque estua de vida, porque todas as partes que a compõem (Bairro Gótico, Montjuich, Cidade Velha, Eixample,Raval, Rambles, ...) estão exemplarmente interligadas; possui monumentos lindos e Museus extraordinários e tem a enorme vantagem de ser plana.

    É uma paixão para a vida inteira!!

    E , no entanto, gosto de Sevilha, de Córdoba, de Granada , de Madrid, de Salamanca, de Santander, de Gijón, de Toledo, La Coruña, Santiago de Compostela e de Praga, de Cracóvia, de Varsóvia, de La Valletta, de Florença, de Siena, de Roma, de Paris, do Cairo, de Veneza e de outras.

    Onde não quereria viver nunca é em Bilbao!!

    Ai e como eu gostaria de regressar ainda a Florença e Siena!!

    Amigo, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Barcelona também está no top 10 das minhas cidades de eleição, amiga.
      Boa semana também para ti

      Eliminar
  4. Do pouco que conheço por esse mudo ,apaixonei-me por Barcelona.
    Infelizmente, não tenho história nenhuma...gostava de ter algo bem marcante...intensa!!!

    Quando visitei Itália, adorei Florença. Já de Roma não gostei. Achei-a suja e escura.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a Barcelona e Florença estamos de acordo, Elisa. Já quanto a Roma, nem tanto. Concordo que é suja, mas é uma cidade muito rica em arquitectura e História. E na Piazza Navona, deslumbro-me.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. a mais romântica a mais encantadora Fiorenze ... ao cair da noite os jovens cantores de ópera cantando nas ruas e esplanadas ui ui ui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, ui! Firenze parece colher uma quase unanimidade. Estou nessa

      Eliminar
  6. Tenho muita pena de não conhecer nenhuma das cidades italianas que refere! Aliás, conheço muito poucas cidades do mundo para poder escolher a mais romântica. Ainda mais quando todos os meus romances (desde os primórdios da adolescência) sucederam em Lisboa... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, uma cidade pode ser romântica, mesmo sem lá ter vivido um romance, Teté. E, obviamente, que numa lista das cidades mais românticas do mundo, Lisboa tem lugar reservado de certeza absoluta.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Adoro Florença e Praga.
    Mas Paris...Paris é uma festa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, João. Paris é superlativa. Esdrúxula. The top of the tops1
      Abraço

      Eliminar
  8. Paris não é romântica, Paris é um luxo !
    (já lá vivi...)
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Não há adjectivos suficientes para classificar Paris. Também gostava de lá ter vivido!

    ResponderEliminar