segunda-feira, 10 de novembro de 2014

António Lobo Antunes



Na sexta-feira, o ipsilon publicou uma entrevista com António Lobo Antunes.
Sou suspeito porque, além de ser grande admirador de ALA,  há muitos anos  reclamo contra a injustiça de nunca lhe ter sido atribuído o Nobel, mas aconselho os leitores ( quer sejam ou não admiradores de ALA) a lê-la.
Infelizmente, não consigo fazer o link, mas deixo-vos aqui alguns excertos  iniciais para espicaçar a vossa curiosidade e irem à procura da entrevista:
Vamos falar deste livro?
- Não me lembro de nada. Já escrevi um a seguir que talvez seja a melhor coisa que fiz.
Em 25 romances tem ideia de quantas personagens já criou?
- Eu não tenho personagens
(...)
Eu não falo dos livros. Falo do que me vem à cabeça, mas não falo dos livros.
(...)
Nos dias mais negros acho que só sirvo para fazer livros e não sei fazer mais nada de jeito. Não me tenho em grande conta. 

Ando a ler o último livro de ALA :"Caminho como uma casa em chamas".  Depois de um período em que me afastei dos seus livros, estou novamente empolgado com a sua escrita, mas depois escrevo sobre isso.

8 comentários:

  1. Fiquei empolgada com a escrita do António Lobo Antunes logo com a primeira leitura.

    Tinha ficado mais contente que o ALA tivesse ganho o Nobel em vez do Saramago.

    ResponderEliminar
  2. Merecia mais que Saramago .

    Adoro o Poema aos homens constipados. É o retrato fiel de um homem constipado.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Falha minha. Nunca li nenhum livro dele.

    ResponderEliminar
  4. Também me detenho sobre trechos dele, ainda não li nenhum livro_ preciso um bom tempinho para parar numa livraria _ parei de comprar porque não consigo ler todos que etão aqui na cabeceira.
    Por sorte achei esta entrevista do Ipsilon( vou continuar lendo),obrigada pela dica , é boa!_ e ele a dizer que se dançasse como Fred Astaire nao escreveria livros_ e nós o quanto perderíamos?
    deixo abraço

    ResponderEliminar
  5. Tenho cá dois ou três e já faltou mais para o começar a ler...

    ResponderEliminar
  6. Ora o link para esta entrevista está aqui, no blog do projecto António Lobo Antunes na Web: http://alaptla.blogspot.pt/2014/11/publico-tenho-um-medo-permanente-de.html

    ResponderEliminar