terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Bora lá xurdir? (ACTUALIZAÇÃO)

Entre as 10 palavras selecionadas pela Porto Editora como  candidatas a palavra do ano, eu votei em “xurdir”.  Foram várias as razões da minha escolha:

1-Tem uma sonoridade que me agrada;
2- Ao contrário deo que acontece com metade das palavras candidatas, "Xurdir" é uma palavra genuinamente portuguesa;
3- Trata-se de um verbo que poucos terão utilizado ao longo do ano e menos ainda saberão o seu significado; 
4- "Xurdir" é um belíssimo exemplo de simplificação da língua, pois permite traduzir um conceito numa só palavra;
5- “Xurdir” significa aquilo que a maioria dos portugueses anda a fazer, mesmo sem saber, nem nunca ter pronunciado ou escrito tal palavra.

Alguns leitores perguntarão: o que significa então Xurdir?  
Nada mais, nada menos, do que “fazer (lutar) pela vida”. É isso mesmo que a maioria dos portugueses anda a fazer há pelo menos três anos sem saber. 
Eu xurdo, tu xurdes, ele xurde, nós xurdimos, vós xurdis, eles xurdem” é bem mais fácil de conjugar, do que “ Eu faço pela vida; tu… ele… não vos parece?

E agora vou xurdir que se faz tarde!
Informação adicional: as 10 palavras candidatas a palavra do ano são “Banco, basqueiro, cibervadiagem, corrupção, ébola, gamificação, jihadismo, legionela, selfie e xurdir” A votação pode ser feita no site da Infopédia.pt , até 31 de Dezembro.

Em tempo: Ter leitores atentos é das coisas mais recompensadoras da blogosfera.Permite-nos, por exemplo, corrigir erros.
Agradeço por isso ao Paulo Freixinho que  me corrigiu a conjugação do verbo Xurdir. Com efeito, trata-se de um verbo regular terminado em ir, pelo que a conjugação não podia ser a que ontem aqui escrevi. Fica pois a correcção, com os meus renovados agradecimentos ao Paulo Freixinho:
Eu xurdo, tu xurdes, ele xurde, nós xurdimos, vós xurdis, eles xurdem

10 comentários:

  1. Eu já votei. :)
    Não conhecia a palvra e quando a vi no site da Infopédia foi a que me fez plim! Fui logo ver o seu significado e aí não tive mesmo dúvidas. É essa.
    Toca a votar.

    ResponderEliminar
  2. Também foi a minha escolha... Não acredito que seja a vencedora, pois a maioria dos portugueses não conhecerá a palavra e certamente votam naquio que lhes parece mais óbvio... Tal como, corrupção!

    ResponderEliminar
  3. Não sei se irá ser fácil utilizá-la...e ser entendida :)

    ResponderEliminar
  4. Eu pensava que um gajo de Viseu a dizer surdo :)))

    ResponderEliminar
  5. Anda uma grande parte dos portugueses a xurdir, sim, mas outra anda muito serena a gamar( também deveria fazer parte da votação)


    Amigo, boa semana

    ResponderEliminar
  6. Olá... só um reparo:
    Eu xurdo, tu xurdes, ele/você xurde, nós xurdimos, vós xurdis, eles/vocês xurdem.
    Deixo um endereço para a conjugação completa:
    http://www.infopedia.pt/dicionarios/verbos-portugueses/xurdir
    Eu também já votei... ;-)...
    Amplexos e ósculos!...

    ResponderEliminar
  7. Há muito que xurdo para sustentar LADRÕES!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Em galego é um verbo muito vivo, mas o significado é diferente, embora não afastado do que adoptou em português: "saír à superfície, emergir". E conjuga-se como irregular com alternância vocálica: xurdo, xordes, xorde, xurdimos, xurdides, xorden. :)

    http://www.portaldaspalabras.gal/buscador?palabra=xurdir&sinom=0&homonimo=

    ResponderEliminar
  9. Xurdir soa bem!
    :-)
    É um verbo irregular, da terceira conjugação.

    ResponderEliminar