quarta-feira, 4 de março de 2015

Estranha forma de vida



E se lhe disserem que depois da morte pode gerar vida?  Que o seu corpo se pode transformar na sua árvore ou planta favorita, depois da morte?
 À primeira vista parece ficção científica, mas é uma possibilidade bem real. Ora leia lá e depois diga de sua justiça
Dois designers italianos  criaram um projecto no mínimo, revolucionário: transformar um corpo em decomposição em nutrientes para uma árvore.
O corpo é colocado dentro de uma cápsula  orgânica biodegradável e, depois de enterrado,  é plantada uma árvore ou lançada uma semente para aproveitar a matéria orgânica.  A escolha- incluindo o tipo de árvore- pode ser determinada em vida .
O projeto  The Capsula Mundi é uma representação do  conceito de morte sustentável. Em vez de caixões que obrigam ao derrube de árvores,  o  corpo decompõe-se gerando vida e os cemitérios são substituídos por espaços verdes, onde cada árvore, ou planta, tem uma memória.
A proposta é ousada, revolucionária e, em minha opinião, inteligente. Só ainda não decidi a árvore que  vou escolher.

6 comentários:

  1. É bizarro, mas não deixa de ser interessante.

    Sei que Jorge Amado deixou as suas cinzas a uma mangueira e
    Saramago deixou-as a uma oliveira que pudesse admirar o rio.
    Boa ideia!
    A oliveira fazia parte da paisagem da sua infancia e é quase eterna.
    .

    ResponderEliminar
  2. Um projecto que me agrada!

    Apenas sei que gostaria de ser uma árvore tropical!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha visto no Face! Achei e acho que é um bom assunto para reflectir, quanto à árvore, não sei. Não sou apologista de cemitérios.

    Beijinho Carlos

    ResponderEliminar
  4. Interessante e acabar com os cemitérios seria uma boa!!
    Penso que gostava de ser uma árvore frutífera ,talvez um coqueiro _comum na minha terra.
    Voltando devagar Carlos e gostando do que tenho lido !
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Não sei se a ideia me agrada assim tanto: olha aquela árvore ali é o meu avô, ao lado está a minha avó e mais além o meu pai??? E cheira a cara para "chuchu" para quem queira virar árvore... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar