segunda-feira, 27 de abril de 2015

Livro da semana


Galveias é uma pequena aldeia do concelho de Ponte de Sor. Foi lá que José Luís Peixoto nasceu e é lá que se desenrolam todas as histórias que compõem este livro.
 Galveias é o retrato do interior do país - aquela parte que a maioria do litoral desconhece. As personagens que vamos conhecendo ao longo das histórias são familiares a quem conhece bastante bem esse país esquecido, deserdado da sorte e progressivamente abandonado. Mas não são apenas histórias típicas de aldeia,  onde as personagens se movem em padrões de amor e ódio, com a sua perversidade, humor, ciúme, ambiguidade e mistério. Muitas delas podiam passar-se em alguns bairros periféricos das grandes cidades, espaços de vivências quase impenetráveis para a maioria dos citadinos, absorvidos pelas luzes feéricas do grande centro,que ofuscam a forma de vida nos arrabaldes.
O que mais me cativou  neste livro foi a escrita de José Luís Peixoto.As palavras são pinceladas com critério e rigor, construindo frases harmoniosas.
 Conheci Galveias no ano em que o autor nasceu e por lá me demorei  tempo bastante, em visitas repetidas, para  "colar" as palavras do autor em telas e pintá-las com a cor da memória. Ler Galveias foi como fazer uma viagem ao passado. Recordo a aldeia de  ruas brancas que calcorreei repetidas vezes,  suportando o calor dos estios ou o frio de invernos rigorosos, açoitado por um vento cortante.
Nunca tinha lido nada de José Luís Peixoto.  Depois de Galveias senti-me impelido a "saber" mais  sobre a sua obra já extensa. Aceito sugestões.

5 comentários:

  1. Embora tenha adorado este, também li "Livro" e "Cemitério de Pianos" e gostei muito. Também dizem que o da viagem à Coreia do Norte vale muito a pena, mas esse ainda está em fila de espera... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Do autor só li, e gostei muito, Livro.
    Agora ando às voltas com o Lobo Antunes.
    Gostava de gostar de o ler.
    Mas está difícil, confesso.

    ResponderEliminar
  3. A escrita de José Luís Peixoto é maravilhosa. Sugiro que leia "Livro". Tenho a certeza de que vai gostar...
    Um bom dia para si

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito deste autor. Li primeiro "Nenhum olhar", depois "Morreste-me", Livro, Abraço, Dentro do segredo, Galveias e também Gaveta de papéis (poesia). Faltam-me todos os outros. :)

    ResponderEliminar