segunda-feira, 18 de maio de 2015

Gente melancolicamente louca


Este ano tenho andado a ler autores de quem nunca lera nada. O mês passado, na minha ida à Bertrand, chamou-me a atenção este livro de Teresa Veiga. 
A única coisa que tinha lido  sobre ela, fora um artigo em que se dizia que  Teresa Veiga era o pseudónimo de um escritor. O que se veio a demonstrar mais tarde ser mentira.
O facto de "Gente Melancolicamente Louca" ser um livro de contos apressou a minha decisão de compra, pois é um género que muito aprecio.
Devo dizer que o livro me surpreendeu agradavelmente. Quase todos os contos prendem-nos desde a primeira frase e não nos deixam descoroçoados no final. São histórias muito bem urdidas, onde a autora revela um profundo conhecimento dos clássicos e nos presenteia com finais inesperados.
Teresa Veiga publicou o seu primeiro livro ( Jacobo e Outras Histórias) em 1980 mas, surpreendentemente, é pouco badalada mesmo nos  meios editoriais.
Vou tentar conhecê-la melhor. Aceito sugestões.
Para aqueles que, como eu, desconhecem Teresa Veiga, deixo aqui um link em jeito de apresentação

7 comentários:

  1. Dois "ingredientes" que me levariam a pegar nesse livro se o tivesse encontrado na Livraria: o facto de serem contos e o título que me agradaria logo!
    Vou guardar esta informação para quando me for oportuna.Obrigada.
    xx

    ResponderEliminar
  2. Gosto de livros de contos. Não conheço a autora, o que não é de estranhar, já que Teresa Veiga evita a divulgação dos seus livros.
    Vou tomar nota do nome e acrescentar à minha lista, a futura compre deste " Gente Melancolicamente Louca"...

    Janita

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a apresentação porque confesso desconhecer a autora e a sua obra

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela partilha! Fiquei com vontade de ler este livro. Confesso que admiro a atitude da escritora. Os livros devem valer por si. E este será certamente o caso. Infelizmente, as livrarias estão cheias de livros que não têm qualquer qualidade e que só vendem porque são da autoria de algum nome badalado da nossa praça.

    ResponderEliminar
  5. É mais um para ver se encontro na Feira e dar uma folheada. Sim, porque com uma lista tão vasta, não vou poder comprar todos, né? ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Gente Melancolicamente Louca é um título que me agrada.

    É o livro que comprarei ao chegar ao Porto.

    ResponderEliminar